Aprenda a fazer pão em casa


-2
oi

Ingredientes:

1 quilo de farinha de trigo

1 colhe de chá de sal

3 tabletes e meio de fermento biológico

50 gramas de manteiga

30 gramas de açúcar

500 ml de água filtrada ou fervida

Modo de fazer: primeiramente você deverá diluir o fermento biológico na água e depois adicionar todos os ingredientes em uma bacia razoavelmente grande, dentro deverá sovar a massa o suficiente até ficar uniforme.

Depois de sovar a massa, é imprescindível o descaso da mesma, ela deverá ficar descansando coberta com um pano até dobrar de tamanho.

Após perceber que a massa dobrou de tamanho, deve-se dividi-la em bolinhos e ir moldando com as mãos mesmo e tentando dar o formato de pão, pode-se fazer a escolha por pães de tamanho menor ou baquetes que são um pouco maiores.

No meio do pão ainda cru e já no lugar na assadeira faça um risco com uma faca para lembrar o tradicional pão francês, a assadeira não precisa estar untada, leve ao forno em 200 graus e deixe por cerca de 20 minutos sem abrir o forno.

Para dar mais crocancia aos pães, pode-se colocar outra forma com água no forno, a água quente fervendo deve ser pulverizada no forno, este tipo de procedimento dá um aspecto de casquinha no pão e também evita que a massa resseque muito enquanto assa.

O sabor final do pão é inacreditável, também pode ser utilizado queijo ralado ou algum tipo de erva como orégano, fica a critério de cada um realizar o preparo ao seu gosto. Não se pode apenas esquecer-se de seguir a receita base, ela é o caminho para o sucesso final.

Este pão possui um sabor muito próximo ao do que é comprado na padaria, porém é interessante que não seja substituído o fermento biológico fresco em nenhuma hipótese pelo fermento em pó químico, caso haja a substituição, o produto final não terá a mesma consistência do pão de padaria.

 

 


Like it? Share with your friends!

-2
admin

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *