Aprenda a ensinar o seu cachorro a fazer necessidades no lugar certo


0
oi

Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo

Para que você siga um passo a passo e fique mais fácil de você treinar o seu cão, separamos 8 passos para você te afastar do xixi em lugares indesejados.

 

Passo 1 – Escolha um lugar específico

Escolha onde será o banheiro do seu cachorro, é importante que seja sempre no mesmo lugar e o lugar precisa ser distante de onde geralmente ele fica e aonde está a sua comida e água.

 

Passo 2 – Crie uma rotina

É importante que o seu cachorro tenha horários específicos para comer, brincar e dormir, e principalmente, fazer suas necessidades. Por isso se atente ao tempo que ele demora para fazer xixi e coco, os filhotes fazem logo após comer e os adultos de 15 a 30 minutos depois.

 

Passo 3 – Escolha um caminho para treina-lo

Caminho A – Mantenha o seu filhote em um espaço pequeno desde o primeiro dia em sua casa, pode ser na área de serviço, se ali for o local escolhido para ele fazer suas necessidades. Forre a maior parte do local com jornal, assim que o filhote começar a comer leve-o para o espaço escolhido e espere ele defecar e urinar. É muito importante que você recompense ele pelos acertos, dando petiscos e fazendo carinho, isso ajuda a reforçar o comportamento ideal do cão.

Com o passar do tempo, ele vai se acostumando mais com o local e você poderá reduzir a quantidade de jornal. Aos poucos, percebendo que os acertos estão aumentando, vá liberando os outros espaços da casa para o animal.

 

Caminho B – Nessa forma, você pode deixar o cachorro livre pela casa, mas deverá espalhar muitos jornais ou tapetes higiênicos pelo chão. Como ele ainda é um filhote, não vai conseguir segurar suas necessidades e vai acabar fazendo por ode estiver. Por isso, quando ele fizer o xixi ou cocô no local certo, é importante que você o recompense e comemore cada vitória com ele.

Conforme ele for se acostumando com o lugar certo, você pode reduzir a quantidade dos jornais espalhados pela casa. Assim que ele terminar as refeições, você pode colocar um cercadinho para diminuir o espaço e ficar vigiando para ele acertar o local. O fato de você ficar por perto passa a impressão pra ele de que ele não está de castigo, assim, ele vai conseguir executar melhor a tarefa.

 

Passo 4 – Tenha paciência

É preciso ter bastante paciência com o cachorro, persistir e não deixar ele te ganhar pelo cansaço. É normal que o animal erre no começo, mas com o tempo ele vai ficando mais disciplinado.

 

Passo 5 – Fique atento aos passeios

Se você quer que o animal faça suas necessidades fora de casa, leve-o para passear logo após a sua refeição. Se ele for filhote, é recomendável levar ele no colo para que ele não faça no meio do caminho.

 

Passo 6 – Invista na associação positiva

Não se esqueça de recompensar todos os acertos do animal para que ele lembre desse processo como algo positivo. Vale fazer festa, dar petisco, carinho ou qualquer outra coisa que ele goste.

 

Passo 7 – Nunca brigo com o seu cachorro

Dar broncas ou esfregar o focinho do cachorro no chão não ajuda em nada o processo de aprendizagem dele. Primeiro porque ele não vai entender o que está acontecendo e segundo que ele vai acabar ficando com medo do dono.

 

Passo 8 – Elimine os odores ruins

Por fim, limpe o local e remova os odores com produtos adequados, e evite que o cão volte a procurar aquele local. Para ser mais eficaz, o melhor é remover os resíduos e passar um pano com água, para depois usar produtos de limpeza.

 

Viu como é fácil treinar o seu cãozinho a fazer xixi no local certo? Agora só falta colocar em prática. Divirta-se!


Like it? Share with your friends!

0
admin

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *