Aprenda a fazer uma palestra convincente: saiba se expressar


0
oi

Você já foi convidada a fazer um discurso ou dar uma palestra, seja no seu trabalho, na igreja ou em uma reunião familiar? Sentiu medo? Pavor? Saiba que você não é a única. Falar em público, às vezes, pode se tornar uma tarefa assustadora.

Porém é muito importante – seja na vida profissional, social ou pessoal – aprender falar em público e obter o sentimento de sucesso adquirido pela capacidade de comunicar ao seu semelhante aquilo que você é, o que sente e em que acredita.

Autoconfiança

Muitas pessoas procuram adquirir autoconfiança, firmeza e capacidade de expressar seus pensamentos, de uma forma lógica, e, ser capaz de falar de modo claro e convincente perante um grupo social ou comercial.

No momento em que você perceber que consegue pôr-se de pé e falar inteligentemente a um grupo de pessoas, perceberá que está seguindo na estrada da autoconfiança.

Algumas dicas podem te ajudar e muito nessa tarefa de falar em público com autoconfiança. Que são:

# Fale de algum assunto em que você tenha competência, adquirida através da experiência ou do estudo

Oradores que falam sobre o que a vida lhe ensinou nunca deixam de prender a atenção de seus ouvintes.

# Certifique-se de que está empolgado pelo seu tema

Para saber qual o tema mais te agrada faça a seguinte pergunta a si mesma: “Se alguém se levantar e se opuser frontalmente aos seus pontos de vista, você poderia falar com convicção e sinceramente em defesa de sua posição? Se você se sentir capaz de fazê-lo, aí está o seu tema.

# Anseie para que os ouvintes participem de sua palestra

A palestra deve ser bem preparada. Ela deve estar relacionada com um assunto pelo qual tanto o palestrante quanto os participantes estejam empolgados. É preciso que os ouvintes sintam que o que vai ser dito lhes é importante.


Leia Também:  Aprenda a abrir um MEI


# Limite o seu assunto

Uma vez que tenha selecionado o assunto comentado, o primeiro passo é delimitar a área que você deseja cobrir e manter-se estritamente dentro desses limites. Não cometa o erro de tentar cobrir todo o campo daquele tema.

# Faça com que os ouvintes participem da sua palestra

No momento em que escolher algum membro do auditório para ajudá-lo a demonstrar um ponto de vista ou a dramatizar uma ideia, você será recompensada por um notável aumento da atenção.

# Organize suas ideias em sequencia

Quase todos os assuntos podem ser desenvolvidos através de uma sequência lógica, baseada no tempo – passado, presente e futuro – e essa sequência de espaço dependerá, é lógico, do tempo de que se dispõe para falar. Não pule as etapas para não ficar confuso o que está sendo passado para a plateia.

Essas são apenas algumas dicas para fazer um ótimo discurso. Muitas outras estratégias podem ser usadas. Estude antes de palestrar e perceba que essa não é uma tarefa tão difícil assim e pode certamente ser algo muito prazeroso.

Já precisou fazer um discurso ou dar uma palestra? Comente conosco sua experiência.


Like it? Share with your friends!

0
admin

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *